"Seu Lua! Seja bem-vindo ao presente e à imortalidade de sua arte, nas páginas e nos links deste site. Para Sempre!"  Um forte abraço, Paulo Vanderley Tomaz.

Principal
Dominguinhos comemora 70 anos

Assista a matéria exibida no jornal Nacional da TV Globo no dia do aniversário do mestre da sanfona.

 

 
Globo Nordeste celebra os 70 de Dominguinhos

dominguinhos70.jpgA Rede Globo Nordeste apresenta, neste sábado (12), um programa especial para homenagear os 70 anos de idade do instrumentista e compositor pernambucano Dominguinhos, celebrados neste 12 de fevereiro.

Com quase uma hora de duração, o programa é um grande bate-papo com o próprio Dominguinhos e também com pessoas importantes na sua carreira, como o compositor Fausto Nilo, parceiro do pernambucano em várias canções. Durante o programa, Dominguinhos fala de sua infância, família e carreira, especialmente da influência e da ajuda de Luiz Gonzaga no começo da vida artística.

Além de Nilo, também participam Fagner, o sanfoneiro Waldonys, Maciel Melo, o grupo de forró Clã Brasil, formado só por mulheres, Nádia Maia, Irah Caldeira e Petrúcio Amorim, entre outros - com destaque para a filha de Dominguinhos, Liv Moraes, que também enveredou pela carreira artística.

Com entrevistas gravadas em Fortaleza (CE), Natal (RN) e na capital pernambucana, o programa também teve trechos registrados em Aldeia, Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, onde Dominguinhos recebeu mais convidados, como a cantora e compositora Anastácia e Genival Lacerda para celebrar o aniversário, com direito a parabéns e a um bolo especial.

No canal a cabo Globo News, o programa vai ao ar no sábado (12), às 21h05, com reprises domingo (13), às 04h05 e 12h30; e segunda-feira (14), 15h30.


 

 
A primeira biografia do Rei do Baião

Por Kydelmir Dantas

               A ligação de LUIZ GONZAGA com o Rio Grande do Norte não vai apenas pela sua presença em shows pelo interior e em Natal; além de Cidadão Natalense ele recebeu os títulos de cidadania de várias outras cidades no estado, como: Mossoró, Caraúbas, Pau dos Ferros, Caicó...

O interessante é que pouca gente sabe que “a sua primeira biografia” foi escrita pelo poeta potiguar Zé Praxédi - O Poeta Vaqueiro - em 1952, editado pela Continental Artes Gráficas, de São Paulo - SP, tendo o prefácio do folclorista  Luis da Câmara Cascudo, apresentação de Sábato Magaldi e com o apoio do, então, Vice-Presidente da República, João Café Filho, sob o título de “LUIZ GONZAGA E OUTRAS POESIAS.”

O livro compõe-se de vários poemas, dentre eles, o principal, sob o título LUIZ GONZAGA. Neste, o poeta levou a sua mensagem na escrita do dizer do povo do interior, semi-alfabetizado e/ou analfabeto, na linguagem que se denominou de “poesia matuta”. Muita gente boa coloca estes versos, em publicações diversas, como sendo da autoria do Mestre Lua. Mas não! Os versos são de Zé Praxédi... A verdade é pra ser dita!

Estão lá, nos primeiros versos e na grafia original, num total de 128 estrofes, ora em quadras, ora em sextilhas, na conformidade e gosto do poeta potiguar.

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 | Próximo > Final >>

Resultados 37 - 45 de 69

Mural de Recados

tb4.jpg

Dominguinhos

dominguinhos_site.jpg

Gonzaguinha

Papéis de Parede

Login






Esqueceu a senha?
Visitas: 2344996

Procurar

Enquete

O que você achou do novo desenho do sítio do Rei do Baião?